RÁDIO REGIONAL | PORTUGAL
NACIONAL

TÉCNICOS DIAGNÓSTICO E TERAPÊUTICA EM GREVE

TÉCNICOS DIAGNÓSTICO E TERAPÊUTICA EM GREVE

Os técnicos de diagnóstico e terapêutica vão estar em greve a partir de hoje e durante a semana para contestar a desactualização da carreira, a falta de políticas de empregabilidade e as 40 horas de trabalho sem diferenciação salarial.

Em comunicado, estes profissionais informam que “vão entrar em greve nos dias 3, 4, 5, 6 e 7 de Outubro”, destacando que são “os únicos profissionais de saúde licenciados, cuja carreira está desactualizada há dezasseis anos, provocando perdas salariais insustentáveis”.

Outro dos aspectos contestados prende-se com os mais de 50% de profissionais em regime de CIT (Contrato Individual de Trabalho), sem qualquer carreira ou instrumento regulador do trabalho.

A “ausência total de políticas de empregabilidade dos jovens licenciados, designadamente nas áreas das ciências biomédicas laboratoriais, da fisiologia clínica e da imagem médica e radioterapia, cujas licenciaturas recentemente criadas continuam por regulamentar em matéria de exercício profissional” é outra das matérias que justificam a contestação dos profissionais.

O facto de “continuarem com a escandalosa situação de praticarem horários de 35 e 40 horas semanais de trabalho sem qualquer diferenciação salarial” e a ausência de diálogo com a tutela nos processos em curso das reformas da saúde são outras das razões invocadas.

Os técnicos superiores das áreas de diagnóstico e terapêutica estão constituídos em 22 profissões, três das quais por regulamentar, e abrangem áreas como as análises clínicas, a radiologia, a fisioterapia, a farmácia e a cardiopneumologia, entre outras, num total de cerca de 10 mil profissionais em exercício nos serviços públicos de saúde.

LUSA

VEJA AINDA:

METRO DO PORTO SEM SERVIÇOS MÍNIMOS NA QUINTA-FEIRA DEVIDO À GREVE DOS MAQUINISTAS

Lusa

TRABALHADORES DA ALTICE PORTUGAL EM GREVE CONTRA DESPEDIMENTO COLETIVO

Lusa

GROUNDFORCE: GREVE AO TRABALHO EXTRAORDINÁRIO ATÉ OUTUBRO

Lusa

GREVE DOS INSPETORES DO SEF COM ADESÃO DE 100%

Lusa

TÉCNICOS DE EMERGÊNCIA PRÉ-HOSPITALAR INICIAM GREVE DE ZELO POR TEMPO INDETERMINADO

Lusa

CP PREVÊ PERTURBAÇÕES NA CIRCULAÇÃO DE COMBOIOS ENTRE OS DIAS 27 E 29 DEVIDO À GREVE

Lusa