3 de janeiro. Esta é a data do Dia do Festival do Sono. Não, não está a sonhar. A data existe. E se não está a sonhar, deveria. Dormir bem é uma obrigação neste dia.

Ninguém sabe ao certo quem criou esta data não oficial, certamente alguém que adora dormir, mas o facto é que o “Festival of Sleep Day” tornou-se numa celebração popular por todo o mundo.

O dia foi criado para aqueles que gostariam de descansar e de relaxar depois das movimentadas e exigentes festas de Natal e de Ano Novo. O objetivo é colocar o sono em dia, após todas as longas noites dos feriados e das férias.

Para ter as energias recarregadas para o ano novo de trabalho ou de escola que começa, e para cumprir as suas desafiantes resoluções, deve-se tentar descansar ao máximo, sendo este dia uma lembrança da importância do sono a ter em conta por todo o ano. No caso dos adultos recomenda-se dormir 6 a 8 horas por noite.

A data está ainda associada à perda de peso, visto as noites mal dormidas resultarem em cansaço e em fome no organismo, compensando as pessoas as suas falhas energéticas pela ingestão de comida muito calórica.

Como não há regras para a celebração deste dia, a pessoa pode simplesmente fechar os olhos e descansar da forma que mais lhe agradar, seja na cama, no sofá ou na cadeira favorita. Com o frio do inverno a convidar ao descanso, esta é uma oportunidade de ouro para hibernar e restabelecer as energias.