RÁDIO REGIONAL
NACIONAL

MARCELO PROMULGA DIPLOMA DA AR SOBRE REINÍCIO DA ATIVIDADE DOS TRIBUNAIS

O Presidente da República promulgou hoje o diploma da Assembleia da República sobre o reinício da atividade dos tribunais, o qual determina que a regra passa a ser a realização de diligências presenciais, como julgamentos e inquirição de testemunhas.

A informação foi colocada esta tarde no ‘site’ da Presidência da República.

Em 14 de maio, a Assembleia da República aprovou o texto final do diploma sobre a retoma da atividade dos tribunais durante a pandemia de covid-19, em votação final global, com votos a favor de PS, PSD, PAN e IL e abstenção das restantes bancadas.

O texto final determina que a regra passa a ser a realização de diligências presenciais, como julgamentos e inquirição de testemunhas, o que salvaguarda os princípios da imediação e da oralidade.

A realização das diligências presenciais terão, contudo, de obedecer às regras definidas pela Direção-Geral da Saúde (DGS), em matéria de segurança e proteção sanitária dos intervenientes.

Sempre que não seja possível a realização de atos presenciais, as diligências serão feitas por videoconferência ou videochamada a realizar num tribunal, determina a legislação aprovada.

O diploma estipula que no caso de diligências em que intervenham partes, testemunhas ou mandatários maiores de 70 anos ou portadores de doença de risco, a videoconferência ou videochamada será feita através do seu domicílio legal ou profissional.

Outra norma determina que os processos executivos (cobrança de dívidas e penhoras) ou de insolvência deixarão, por regra, de ficar suspensos, com exceção das diligências de entrega judicial da casa de família, que serão retomadas após a cessação da situação epidemiológica.

O texto final – que resultou sobretudo de um entendimento entre PS e PSD em sede de comissão parlamentar – refere também que os tribunais devem estar dotados de meios de proteção e higienização determinados pela DGS, nomeadamente máscaras e gel desinfetante.

As novas regras entram em vigor cinco dias após a sua publicação em Diário da República.

O ‘site’ da Presidência da República informa que a promulgação aconteceu “depois de ajustados os prazos de entrada em vigor do Decreto-Lei n.º 22/2020, de 16 de maio [altera as medidas excecionais e temporárias relativas à pandemia da doença covid-19] e do diploma ora promulgado — prazos esses que não coincidiam”.

Subscreva Gratuitamente a Rádio Regional no Google News.

VEJA AINDA:

BRAGANÇA: PRISÃO PREVENTIVA PARA HOMEM SUSPEITO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Rádio Regional

ESTADO CONDENADO A INDEMNIZAR JOSÉ SÓCRATES EM 15 MIL EUROS

Rádio Regional

LAMEGO: HOMEM DE 74 ANOS DETIDO POR TENTATIVA DE HOMICÍDIO

Rádio Regional

MAIS DE 500 ALTAS HOSPITALARES RETIDAS POR ATRASOS NA JUSTIÇA

Rádio Regional

BRAGANÇA: NUNO MORENO “ARRASA” NOVAS TAXAS E NOVOS REGULAMENTOS

Rádio Regional

BRAGANÇA: PSD CRITICA AUMENTO DE TAXAS NO NOVO CÓDIGO MUNICIPAL

Rádio Regional

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.