RÁDIO REGIONAL
NACIONAL

CONSÓRCIO PORTUGUÊS DE JORNALISMO DE INVESTIGAÇÃO É LANÇADO QUARTA-FEIRA

O primeiro consórcio português de jornalismo de investigação, Rede de Jornalistas de Investigação, vai ser lançado na quarta-feira, sendo a primeira investigação sobre o discurso de ódio por polícias da PSP e militares da GNR.

O Consórcio – Rede de Jornalistas de Investigação é apresentado em 16 de novembro na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

“A primeira investigação do consórcio, sobre discurso de ódio por polícias da PSP e militares da GNR, também será apresentada”, lê-se no comunicado.

O lançamento deste consórcio conta com “um debate sobre jornalismo de investigação colaborativo”, a cargo de Pedro Coelho (jornalista da Grande Reportagem da SIC, docente na NOVA FCSH), Antonio Rubio (jornalista e presidente da Associação de Jornalistas de Investigação Espanhóis – API), Cláudia Marques Santos (jornalista freelancer) e Marisa Torres da Silva (professora na NOVA FCSH), sendo que “seguir-se-á a exibição do primeiro episódio de duas grandes reportagens que serão emitidas na SIC”.

O Consórcio – Rede de Jornalistas de Investigação é uma associação sem fins lucrativos que promove o jornalismo colaborativo criando pontes com a academia e associações jornalísticas internacionais.

“Este projeto propõe-se a fortalecer o jornalismo de investigação, rompendo com lógicas de competição, agigantando as histórias ao dar-lhes uma escala que lhes permite resistir às inevitáveis pressões”, acrescenta o comunicado.

Deste novo projeto fazem parte Pedro Coelho, Paulo Pena (jornalista do Investigate Europe), os jornalistas do Setenta e Quatro Filipe Teles e Ricardo Cabral Fernandes, os jornalistas ‘freelancers’ Cláudia Marques Santos e Tiago Carrasco, Pedro Miguel Santos e Ricardo Esteves Ribeiro (jornalistas do Fumaça), o advogado Ricardo Correia Afonso e os professores universitários Carla Baptista (Nova FCSH), Dora Santos Silva (NOVA FCSH), Marisa Torres da Silva (NOVA FCSH), João Figueira (Universidade de Coimbra) e José Ricardo Carvalheiro (Universidade da Beira Interior).

A primeira investigação do consórcio é sobre “mensagens racistas, xenófobas, misóginas e apelos diretos à violência em grupos de Facebook de polícias da PSP e militares da GNR”.

Subscreva Gratuitamente a Rádio Regional no Google News.

VEJA AINDA:

LIVEMODE TV “ESCAPA” A UM PROCESSO DA ERC

Vítor Fernandes

ITÁLIA: JORNALISTA DESPORTIVO LUIGI ESPOSITO ASSASSINADO

Vítor Fernandes

ERC VOLTA A “CHUMBAR” BENFICA FM POR FALTA DE REQUISITOS LEGAIS

Rádio Regional

SEGURO: “O JORNALISMO REGIONAL É UM PILAR DA DEMOCRACIA”

Rádio Regional

MUNICÍPIOS APOIAM A VENDA DE JORNAIS EM TERRITÓRIOS DE BAIXA DENSIDADE

Rádio Regional

GOVERNO LANÇA CONCURSO DE TRÊS MILHÕES PARA DISTRIBUIÇÃO DE JORNAIS

Rádio Regional

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.