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A HISTÓRIA DA RÁDIO EM PORTUGAL

A rádio foi introduzida em Portugal no início do século XX, quando a primeira estação de rádio portuguesa. Esta estação, chamada “Rádio Hertz”, começou a emitir em 1914 e ficou conhecida como o berço da rádio portuguesa (outras fontes revelam ter sido em 1925).

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A rádio foi introduzida em Portugal no início do século XX, quando a primeira estação de rádio portuguesa. Esta estação, chamada “Rádio Hertz”, começou a emitir em 1914 e ficou conhecida como o berço da rádio portuguesa (outras fontes revelam ter sido em 1925).

Desde então, o número de estações de rádio tem crescido exponencialmente. Hoje, existem mais de 700 estações diferentes na televisão e na Internet que servem os interesses dos lusitanos em todos os cantos do país. A publicidade é uma parte importante destas transmissões pois é elas que sustentam as financiamentos necessários para manter este mecanismo importante da cultura portuguesa ativo.

O governo também intervém nestas questões regulando as leis relacionadas às transmissões radiofónicas bem como incentivando pesquisa sobre tecnologias associadas à indústria da radiodifusão. Ainda hoje, existem muitos debates acerca dos benefícios que a radiodifusão pode trazer para a sociedade portuguesa mas sempre houve consenso quanto à sua importância no desenvolvimento cultural da nação lusa nos últimos 100 anos.

A rádio continua a ser um meio de comunicação de massas importante em Portugal. Mesmo na era digital, os portugueses continuam a recorrer às emissões tradicionais e online para se manterem informados sobre o que está a acontecer no mundo.

A popularidade da rádio tem vindo a crescer nos últimos anos, graças à sua facilidade de uso e à ampla variedade de conteúdos disponíveis. Em particular, as gerações mais jovens têm encontrado neste meio uma forma divertida de manter-se atualizadas sobre notícias locais e globais. O governo português tem investido significativamente na modernização dos serviços radiofónicos existentes nas principais regiões do país, apostando num futuro próximo onde seja possível ter uma qualidade sonora melhorada mesmo quando se estiver longe das grandes cidades. Além disso, as plataformas digitais permitem agora que qualquer pessoa possa produzir ou compartilhar conteúdo audiovisual por streaming diretamente para outras partes do mundo – abrindo assim novos horizontes para artistas independentes também nessa área. Os programadores também podem tirar partido desta tecnologia avançada, transmitindo informações relevantes com rapidez e precisão – algo que é essencial nos dias atuais devido a natureza dinâmica da realidade política internacional contemporânea. No entanto, apesar deste progresso positivo na área da rádio em Portugal, há toda uma série de desafios relacionados com questões legais (comerciais) envolvidas na utilização desses serviços por profissionais dessa indústria bem como por consumidores finais; havendo aqui necessidades claramente identificadas para tornar este tipo de media muito mais regulado pelas autoridades competentes.

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Nota: Conteúdo redigido por Inteligência Artificial.

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GUINESS SUSPENDEU TÍTULO DE BOBI, O CÃO PORTUGUÊS MAIS VELHO DO MUNDO

O Guiness World Records suspendeu o título que reconhecia o cão português Bobi como o mais velho do mundo, enquanto aquele reconhecimento estiver a ser investigado por suspeitas sobre a real idade do canídeo, foi hoje divulgado.

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O Guiness World Records suspendeu o título que reconhecia o cão português Bobi como o mais velho do mundo, enquanto aquele reconhecimento estiver a ser investigado por suspeitas sobre a real idade do canídeo, foi hoje divulgado.

De acordo com a edição europeia ‘online’ do jornal inglês The Guardian, foram suspensos dois títulos, atribuídos a Bobi em fevereiro de 2023: o de cão vivo mais velho do mundo e o de cão mais velho de todos os tempos.

Segundo a publicação, uma porta-voz do Guiness World Records confirmou hoje que os dois títulos de Bobi foram retirados, enquanto se aguarda o resultado da investigação em curso.

“Enquanto a nossa revisão estiver em andamento, decidimos pausar temporariamente ambos os títulos de recordes de cães mais velhos vivos e apenas até que as nossas descobertas estejam em vigor”, declarou a fonte do Guiness.

O Guardian lembrou que aquando da morte do rafeiro alentejano, aos 31 anos e cinco meses, em outubro do ano passado, as “homenagens foram rapidamente seguidas de escrutínio e suspeitas sobre a sua idade recorde”, equivalente a mais de 200 anos nos humanos.

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Ao jornal, o veterinário Danny Chambres, membro do Royal College of Veterinary Surgeons, instituição do Reino Unido que regula a atividade de cirurgiões veterinários e representa 18 mil profissionais, afirmou que nenhum dos seus colegas veterinários acredita que Bobi tivesse realmente 31 anos quando morreu.

Ainda segundo o jornal inglês, alguns observadores notaram que as imagens de Bobi em 1999, sete anos após a data indicada como a do seu nascimento (1992), “mostravam que ele tinha patas de cores diferentes das do cão que morreu em Portugal a 21 de outubro de 2023”.

Por outro lado, veterinários sublinharam que embora a idade do cão estivesse registada na base de dados portuguesa de animais de estimação “tais entradas eram geralmente baseadas na autocertificação dos proprietários”.

“E depois houve o teste genético, que confirmou que ele era velho, mas não forneceu uma idade precisa”, refere o Guardian, que cita ainda uma investigação jornalística “totalmente séria” sobre o caso, realizada pela revista de tecnologia norte-americana Wired.

Na fotografia, Bobi, o cão mais velho do mundo cujo record está sob averiguação.

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GOLDENERGY ESCOLHIDA MARCA PREFERIDA DOS CONSUMIDORES PORTUGUESES

A Goldenergy, comercializadora portuguesa de eletricidade 100% verde e gás natural, entra em 2024 reforçando a sua posição de marca preferida pelos portugueses, que a destacam também como Escolha Sustentável.

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A Goldenergy, comercializadora portuguesa de eletricidade 100% verde e gás natural, entra em 2024 reforçando a sua posição de marca preferida pelos portugueses, que a destacam também como Escolha Sustentável.

Na primeira edição do Prémio Escolha Sustentável, atribuído pela ConsumerChoice – Centro de Avaliação da Satisfação do Consumidor, a Goldenergy recebeu o selo ‘Escolha Sustentável’ e, pelo quarto ano consecutivo, foi escolhida pelos consumidores portugueses como Marca nº1 em Energias 100% Renováveis, na décima segunda edição dos prémios ‘Escolha do Consumidor” atribuídos também pela ConsumerChoice.

De entre as principais empresas do setor energético, a maioria dos consumidores portugueses confirmaram que a Goldenergy é a melhor empresa do mercado cuja eletricidade que fornece é proveniente de fontes exclusivamente renováveis, destacando também a Goldenergy como a melhor comercializadora de eletricidade e gás natural tendo em conta vários atributos e benefícios da marca valorizados pelos consumidores.

Neste âmbito, a Goldenergy foi escolhida Marca nº1 em Energias 100% Renováveis por atributos como a credibilidade e reputação e pela eficiência, assim como pelos benefícios da marca em termos de maior controlo de preços; energia limpa ou autosuficiência. Já a Inovação, sustentabilidade, qualidade do serviço e a importância para o consumidor e para o ambiente, foram destacados como alguns dos fatores para que a Goldenergy tenha recebido o selo “Escolha Sustentável”.

GOLDENERGY É MARCA 5 ESTRELAS

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Mas não se ficam por aqui as distinções atribuídas à Goldenergy neste início de novo ano. Para além dos consumidores, também os profissionais de vários setores de atividade escolheram a comercializadora portuguesa como a melhor na Energia 100% Verde, distinguindo-a também na categoria Energia Aplicações. Em ambos os casos, a Goldenergy venceu nas respetivas categorias e é distinguida com o ‘Prémio 5 Estrelas’, atribuído pela Five Stars Consulting.

“É um orgulho para a Goldenergy começar um novo ano recebendo todas estas distinções. Receber o reconhecimento dos consumidores e dos profissionais portugueses é o melhor que podemos esperar na Goldenergy. A nossa aposta de fornecer eletricidade proveniente de fontes 100% renováveis é apreciada pelos nossos clientes, que procuram sustentabilidade, excelente serviço e um preço justo para contribuirmos para a sustentabilidade financeira das famílias e das empresas. Estas distinções ainda nos motivam mais para crescermos de forma sustentável e sempre com foco na proximidade aos nossos clientes”, afirma Miguel Checa, CEO da Goldenergy.

Recorde-se que no final de 2023 o serviço ao cliente da Goldenergy foi distinguido a nível europeu pelo European Contact Center & Customer Service Awards. Nestes que são os mais importantes prémios do setor europeu de Contact Center e Serviço ao Cliente, a Goldenergy destacou-se com três medalhas. Conquistou a medalha de ouro na categoria Best Costumer Experience (Small Team) e duas medalhas de prata nas categorias Greatest Impact of Artificial Intelligence e Most Effective Learning & Development Programme.

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