Ligue-se a nós

DESPORTO

BOAVISTA FC: JUSTIÇA E TRANSPARÊNCIA “A LIGA NÃO PODE IGNORAR” – CONSTANTIN PANAGOPOULOS

O Boavista FC (Clube e SAD) continuam envoltos num futuro incerto. Se por um lado o Clube está a contas com um PER em que mais uma vez os credores decidem o futuro do Bessa, por outro lado a SAD com vários pedidos de insolvência, dividas ao Estado, funcionários, atletas, e um PER alegadamente em incumprimento não consegue criar condições que possibilitem a permanência da Pantera nas competições profissionais. Clube, SAD e mais recentemente uma “moribunda” SGPS, todos, sem exceções, devedores à Autoridade Tributária. Constantin Panagopoulos, investidor do Portimonense SAD reage e pede justiça e transparência num cenário de incumprimentos que “A Liga não pode ignorar“.

Online há

em

O Boavista FC (Clube e SAD) continuam envoltos num futuro incerto. Se por um lado o Clube está a contas com um PER em que mais uma vez os credores decidem o futuro do Bessa, por outro lado a SAD com vários pedidos de insolvência, dívidas ao Estado, funcionários, atletas, e um PER alegadamente em incumprimento não consegue criar condições que possibilitem a permanência da Pantera nas competições profissionais. Clube, SAD e mais recentemente uma “moribunda” SGPS, todos, sem exceções, devedores à Autoridade Tributária.

Constantin Panagopoulos, investidor do Portimonense SAD reage e pede justiça e transparência num cenário de incumprimentos que “A Liga não pode ignorar“.


A INVESTIGAÇÃO JORNALÍSTICA – VEJA AINDA:

BOAVISTA FC: JAIME PACHECO E OUTROS TRABALHADORES PENHORAM A “PANTERA”

BOAVISTA FC NA LISTAGEM DOS MAIORES DEVEDORES DE IMPOSTOS

BOAVISTA FC: DEPOIS DO “CONTROLO SALARIAL” UM NOVO PEDIDO DE INSOLVÊNCIA

BOAVISTA EM INCUMPRIMENTO ARRISCA INSOLVÊNCIA E EXCLUSÃO DA LIGA


O CENÁRIO É “NEGRO” DA COR DA PANTERA

Quando em abril a Rádio Regional iniciou uma investigação jornalística ao universo boavisteiro por fortes indícios de incumprimento dos Critérios Financeiros exigíveis à inscrição de clubes nas provas profissionais, verificamos uma realidade que ultrapassou todas as suspeitas.

É um mar de dívidas ao qual nada nem ninguém parece escapar. De PER em PER o Clube tem dívidas que ascendem a 96 milhões. A SAD segue pelo mesmo diapasão com mais de 50 milhões de euros em dívidas de PER em PER em 2018 e 2020, ambos em situação de incumprimento.

Só à Autoridade Tributária as dívidas da SAD ascendiam a 17 milhões a que somam 6 milhões à Segurança Social.

Feitas as contas, o Estado (por via da AT e SS) reclama da SAD e do Clube mais de 25 milhões entre impostos e contribuições. A Rádio Regional sabe que, pelo menos formalmente, o Boavista SAD e Clube, ambos, continuam devedores à Autoridade Tributária, constando na presente data na Lista de Devedores à Autoridade Tributária no escalão mais elevado (devedores acima de 5 milhões de euros).

A Somague é credora de 53 milhões ainda da reconstrução do Estádio do Bessa sobre o qual tem garantias hipotecárias.

Uma longa lista de funcionários e atletas reclamam ao Clube e SAD boavisteira créditos já reconhecidos pelos tribunais. Até Jaime Pacheco, o respeitável “mister” que conquistou o único título de Campeão Nacional pelo Boavista reclama agora mais de 680 mil euros, resultado, mais uma vez de um PER incumprido.

Outros funcionários e atletas reclamam da SAD créditos de centenas de milhares de euros e motivou pelo menos 8 pedidos de insolvência de pessoa coletiva em mais de 30 funcionários/atletas em situação de incumprimento salarial.

Bancos Montepio Geral, Novo Banco, BPI, 321 Crédito, BCP  e Parvalorem são também, credores do Bessa em vários milhões de euros. Fornecedores de energia tais como EDP Serviço Universal e GoldEnergy exigem aproximadamente 100 mil euros.

Operadoras de telecomunicações tal como a NOS e a MEO exigem aproximadamente 10 mil euros de créditos. Tal como a propria Federação Portuguesa de Futebol e Liga de Futebol profissão são credores do BFC (SAD e Clube).

Outros clubes, tais como  Beira-Mar, FC Stoke City e FC Paços de Ferreira figuram na listagem de 196 credores do PER em alegado incumprimento.

Os incumprimentos levaram a FIFA a impedir o Boavista de inscrever jogadores.

Nem a limpeza escapa ao incumprimento de 1.405 euros.


O “INVESTIDOR” QUE NÃO É CONSENSUAL

A Rádio Regional ouviu vários associados do BFC onde as opiniões sobre Gérard Lopez não parecem ser consensuais. Em 2021 Gérard Lopez comprou o Boavista FC (SAD) por via da sociedade “Jogo Bonito SARL” foi entretanto alvo de uma investigação da Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) que considerou o negócio como “opaco”.

A Rádio Regional confrontou a Liga de clubes perante estes factos, e sobre quais as iniciativas que tomou em prol da transparência, ao qual não respondeu.

Associados apontam o dedo a Gérard Lopez e perguntam “onde ele esteve estes dois anos ? (…) deixou o Boavista à sua sorte dois anos“. Coincidência ou não os anos em que alegados desentendimentos entre Vítor Murta e Gera (também assim conhecido) as contas degradam-se consideravelmente apesar dos dados recorde de público no Estádio.

O investidor que agora controla dos destinos da “Pantera” parece não ter deixado saudades em França tendo sido afastado do Lille (clube francês) alegadamente por dívidas entre 130 e 200 milhões a investidores.


CREDORES CONTESTAM PAGAMENTOS “ILEGAIS”

Com as contas penhoradas em consequência dos vários processos executivos ao BFC SAD os credores confrontam-se agora com pagamentos a dinheiro de montantes superiores ao permitido por lei e à margem das contas bancárias do BFC.

A lei 92/2017 estabelece os limites de pagamentos em numerário que variam entre 1.000 e 3.00 euros. O caso de sujeitos passivos de IRS ou IRC o limite de pagamento a dinheiro é de 1.000 euros.

Credores do BFC que pediram anonimato, fizeram chegar várias fotografias e outros registos à Rádio Regional, onde são confrontados com pagamentos feitos a dinheiro vivo numa sala com “maços de notas” contra assinatura de uma declaração onde não consta a forma de pagamento.

Fotografia captada por credores do BFC SAD aquando do pagamento de uma quantia superior a 1500 euros a dinheiro contra assinatura de uma declaração sem referência ao “método de pagamento”.


PORTIMONENSE REAGE

Constantin Panagopoulos investidor do Portimonense SAD reagiu à situação do Boavista “O estado português, federação portuguesa e liga portuguesa não podem ignorar os incumprimentos. Não podem prejudicar quem cumpre e assobiar para o lado com quem não paga. Nunca será um exemplo e um exemplo para o futuro”.

O emblema algarvio exige igualdade, justiça e transparência no futebol em Portugal “O futebol é uma das maiores indústrias do mundo, e Portugal está no topo 5 mas falta transparência e justiça em Portugal (…) Não queremos favorecimentos, queremos, apenas, igualdade , transparência e justiça para bem do futebol português da industria futebol e economia portuguesa.”

“Nós somos cumpridores, mas entramos todos os anos em desvantagem, perante clubes incumpridores não apenas na falta de pagamento aos jogadores , funcionários , segurança social , AT e credores e PER. Não alimentamos sonhos desmedidos aos nossos jogadores. O nosso modelo é sustentável, recrutar jovens para potencia-los e darem retorno desporto e também económico.”

Sobre o cumprimento dos Critérios Financeiros exigíveis à inscrição de clubes nas provas profissionais: “Somos das primeiras equipas a cumprir todos os pressupostos e entregar 10 dias antes do prazo de entrega . Não precisamos de joguinhos, até conseguir cumprir os mesmos pressupostos. Chega á data de apresentar os pressupostos e nós apresentamos antes.”

“Não adianta tapar o sol com peneiras , não adianta levar no colinho os incumpridores cada ano mais endividados e uma verdadeira bola de neve. Não adianta enganar os apaixonados pelo futebol com falsas promessas. Não adianta tentar fazer empréstimos fictícios com pessoas físicas, agentes, empresas dando garantias que não existem, ou adiantamentos possíveis ”impossíveis “ adiantamentos onde se tem contas bloqueadas, penhoras e manobras para pagamentos ilegalmente a enganar a Segurança Social , AT , credores , a Liga e até mesmo a própria contabilidade. O futebol precisa de justiça, seriedade e boa imagem.” remata Constantin Panagopoulos.

A Rádio Regional contactou o Boavista a fim de exercer o contraditório, ao qual se recusou a qualquer esclarecimento.


Vítor Fernandes

DESPORTO

EURO 2024: PORTUGAL VENCE TURQUIA E SEGUE PARA OS “OITAVOS”

Portugal garantiu hoje o apuramento para os oitavos de final do Campeonato da Europa de futebol de 2024 e assegurou a vitória no Grupo F, ao bater a Turquia por 3-0, no segundo jogo na prova, em Dortmund.

Online há

em

Portugal garantiu hoje o apuramento para os oitavos de final do Campeonato da Europa de futebol de 2024 e assegurou a vitória no Grupo F, ao bater a Turquia por 3-0, no segundo jogo na prova, em Dortmund.

Bernardo Silva, aos 21 minutos, Samet Akaydin, aos 28, na própria baliza, e Bruno Fernandes, aos 56, selaram o triunfo da seleção lusa, que na primeira jornada tinha batido a República Checa por 2-1.

Após duas jornadas, Portugal soma seis pontos e já ganhou o Grupo F, pois tem mais três pontos e vantagem no confronto direto face à Turquia, segunda, enquanto República Checa e Geórgia, que hoje empataram 1-1, partilham o terceiro posto, com um ponto.

LER MAIS

DESPORTO

ÁLVARO PACHECO DEMITIDO DO VASCO DA GAMA

O treinador português Álvaro Pacheco foi demitido hoje do comando técnico do Vasco da Gama, anunciou o atual 17.º classificado do campeonato brasileiro de futebol nas suas redes sociais.

Online há

em

O treinador português Álvaro Pacheco foi demitido hoje do comando técnico do Vasco da Gama, anunciou o atual 17.º classificado do campeonato brasileiro de futebol nas suas redes sociais.

“O Vasco da Gama comunica que Álvaro Pacheco e a sua comissão foram ‘desligados’ do comando técnico da equipa. O clube agradece aos profissionais e deseja sorte na sequência de suas carreiras”, pode ler-se na nota divulgada na rede social X, na qual o clube do Rio de Janeiro dá conta ainda de que Rafael Paiva, técnico dos sub-20 do clube, vai assumir o comando interinamente.

Álvaro Pacheco foi anunciado em 21 de maio último como novo treinador do Vasco da Gama, tendo permanecido no cargo pouco mais de um mês, período no qual averbou três derrotas e um empate para o campeonato, resultados que ditaram a saída do técnico, que tinha rendido o experiente Ramón Díaz.

O treinador, de 52 anos, tinha terminado a ligação ao Vitória de Guimarães a uma jornada do final da I Liga portuguesa, depois de ter assumido o comando da equipa à oitava jornada e de a ter conduzido ao quinto lugar da competição.

Esta foi a segunda experiência do técnico fora de Portugal, a primeira enquanto treinador principal, já que, em 2018, foi adjunto de Filipe Ribeiro nos lituanos do Lietava Jonava.

Além do Vitória de Guimarães, Pacheco orientou também Estoril Praia, no início da época passada, e Fafe, mas foi no Vizela que se notabilizou, entre 2019 e 2022, liderando os vizelenses em três subidas de divisão consecutivas, do Campeonato de Portugal à I Liga.

LER MAIS
Subscrever Canal WhatsApp
RÁDIO ONLINE
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL

LINHA CANCRO
DESPORTO DIRETO

RÁDIO REGIONAL NACIONAL: SD | HD



RÁDIO REGIONAL VILA REAL


RÁDIO REGIONAL CHAVES


RÁDIO REGIONAL BRAGANÇA


RÁDIO REGIONAL MIRANDELA


MUSICBOX

WEBRADIO 100% PORTUGAL


WEBRADIO 100% POPULAR


WEBRADIO 100% LOVE SONGS


WEBRADIO 100% BRASIL


WEBRADIO 100% OLDIES


WEBRADIO 100% ROCK


WEBRADIO 100% DANCE


WEBRADIO 100% INSPIRATION

KEYWORDS

FABIO NEURAL @ ENCODING


NARCÓTICOS ANÓNIMOS
PAGAMENTO PONTUAL


MAIS LIDAS