RÁDIO REGIONAL
INTERNACIONAL

ECOLOGISTAS RELACIONAM PANDEMIAS COM DESTRUIÇÃO DO MEIO AMBIENTE

Organizações ecologistas acreditam que as pandemias e crises de saúde estão muito relacionadas com o estado do meio ambiente a biodiversidade, pelo que instam os governos a concentrarem-se futuramente nos sinais que a natureza dá.

Por ocasião do Dia Mundial da Saúde, que se assinala hoje, a diretora executiva da SEO/BirdLife, Assunción Ruiz, chamou a atenção para o papel das aves – o grupo animal sobre o qual se dispõe de mais dados – na identificação de futuras doenças, pois graças a estes animais “podem prever-se e comprovar-se alterações como a mudança do clima”.

“A ação agora deve centrar-se em travar milhares de mortes de pessoas causadas por um vírus, que chegou sem aviso prévio, mas no dia seguinte devemos fixar-nos nos sinais que a natureza nos dá, especialmente através das aves, para prevenirmos este tipo de situações que ameaçam a nossa saúde”, acrescentou.

Diferentes organismos internacionais usam os censos de populações de aves como indicadores da qualidade ambiental, como a Global Biodiversity Information Facility (GBIF) ou o gabinete de estatística europeu Eurostat, que inclui estes dados entre os índices mais importantes para medir a sustentabilidade e o bem-estar social.

“Se para alguma coisa deve servir esta terrível situação é para não duvidar das provas científicas e investir em investigação e desenvolvimento, blindando a nossa segurança sanitária, tendo a natureza como principal aliada”, insistiu Assunción Ruiz.

A organização WWF divulgou hoje a informação “Um planeta são para humanos sãos”, sobre a relação direta entre a destruição da natureza, as alterações climáticas e o aumento do risco de pandemias.

“Em habitats bem conservados e com grande diversidade de espécies, os vírus distribuem-se por estas e não afetam o ser humano”, sublinha-se no boletim. Mas quando a natureza se altera ou destrói, debilitam-se os ecossistemas naturais e facilita-se a propagação de patologias.

Segundo a WWF, está provado que a alteração do equilíbrio dos sistemas naturais pela destruição direta de habitats, perda de biodiversidade, tráfico de espécies, intensificação agrícola e pecuária, e mudança do clima, aumentam consideravelmente o risco de surgirem doenças infecciosas transmissíveis ao ser humano.

Para os Ecologistas em Ação, a manutenção dos ecossistemas, que acarretam benefícios essenciais para a saúde humana, é a melhor garantia de sobrevivência, pelo que defendem a recuperação dos territórios degradados e a proteção dos terrenos virgens, bem como evitar a exploração intensiva dos recursos naturais.

Subscreva Gratuitamente a Rádio Regional no Google News.

VEJA AINDA:

LIPOR REGISTA LUCRO DE 8,5 MILHÕES DE EUROS EM 2025

Rádio Regional

GOVERNO: PROGRAMA “FLORESTA ATIVA” COM DOTAÇÃO DE QUATRO MILHÕES

Rádio Regional

UNICEF: CRIANÇAS EXPOSTAS A RISCOS CLIMÁTICOS EXTREMOS – RELATÓRIO

Rádio Regional

ALIJÓ RECEBE PASSAGEM DA 28.ª EDIÇÃO DO PORTUGAL DE LÉS-A-LÉS EM JUNHO

Rádio Regional

SUBIDA DO NÍVEL DO MAR AUMENTA FREQUÊNCIA DE CHEIAS EXTREMAS EM PORTUGAL

Rádio Regional

ZERO ALERTA PARA PEGADA AMBIENTAL DO MUNDIAL DE FUTEBOL NA AMÉRICA DO NORTE

Rádio Regional

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.