RÁDIO REGIONAL
ESPECIAL

ESTAÇÃO DE RÁDIO ESTARÁ ‘ENVOLVIDA’ NA QUEDA DO HELICÓPTERO DO INEM

nbsp| RÁDIO REGIONAL

Fonte da Rádio Regional, garante que antena emissora de uma estação de rádio estará envolvida na queda do helicóptero do INEM, que provocou a morte de todos os ocupantes. Pouco tempo antes do briefing final da Protecção Civil (sem direito a perguntas) o Comandante da Protecção Civil no Centro de Comando instalado junto à Capela de Santa Justa (Valongo), confrontado com esta informação, não confirmou nem desmentiu; garantindo no entanto que um “técnico avençado responsável pela manutenção” já teria sido notificado para “intervenção” à referida antena.

As antenas de emissão das estações de rádio, são objecto de licenciamento por parte da Autoridade Nacional das Comunicações (ANACOM), segundo fonte próxima da ANACOM, “o âmbito da e ação desta autoridade está limitado apenas às condições meramente técnicas do funcionamento das estações emissoras, e não à segurança das infraestruturas propriamente ditas“. Disse ainda que a autoridade da ANACOM “pretende gerir e proteger o espectro radioeléctrico e não a segurança das infraestruturas“. No entanto, diz a mesma fonte que “as antenas emissoras, especialmente próximas de locais sensíveis (como aeroportos ou heliportos) estão efectivamente obrigadas – entre outras exigências – a possuir luz de sinalização nocturna, frisando que não é competência da ANACOM fiscalizar esse tipo de sinalização“.

O Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves, enquanto autoridade de investigação de acidentes aéreos, encontra-se a investigar, garantindo já que o acidente deveu-se ao embate da aeronave com uma antena emissora. Não se sabe no entanto, se a referida antena estaria – ou  não – equipada com a iluminação nocturna obrigatória; dada tal exigência à proximidade do heliporto.

nbsp| RÁDIO REGIONAL

Deste acidente, que já é o maior da história do INEM, resultaram na morte de todos os quatro ocupantes; o médico Luís Veiga, a enfermeira Daniela Silva, o piloto João Lima e o copiloto Luís Rosindo.

Os corpos das vítimas já foram recuperados segundo confirmação da Protecção Civil no local, e enviados para os serviços do Instituto de Medicina Legal.

nbsp| RÁDIO REGIONAL

ANTENAS EMISSORAS INSTALADAS NA SERRA DE VALONGO:

Investigação da Rádio Regional, apurou junto de fonte oficial, que nas proximidades do acidente do helicóptero do INEM, entre outros serviços de telecomunicações oficiais e privados, estão instaladas e licenciadas as seguintes estações se rádio:

90.6 Fm – Mega Hits (Renascença)

94.3 Fm – Vodafone FM (Média Capital Rádios)

100.8 Fm – Rádio Sim (Renascença)

102.7 Fm – MEO Sudoeste (Luís Montez)

105.3 Fm – TSF (Global Média)

105.8 Fm – M80 (Média Capital Rádios)

106.2 Fm – RFM (Renascença)

1251 Khz (AM) – Rádio Sim (Renascença)

Na hora da redacção desta notícia, nem todas estas estações de rádio se encontravam a difundir.

nbsp| RÁDIO REGIONAL

VF | AG

Veja ainda: ANTENA DA MÉDIA CAPITAL SOB INVESTIGAÇÃO NA QUEDA DO HELICÓPTERO DO INEM

VEJA AINDA:

SERRA DA ESTRELA: INCÊNDIOS JÁ CONSUMIRAM 17 MIL HECTARES DE FLORESTA

Lusa

SERRA DA ESTRELA: PROTEÇÃO CIVIL DÁ O INCÊNDIO COMO ‘ESTABILIZADO’

Lusa

VILA REAL: TRÊS BOMBEIROS FERIDOS APÓS ACIDENTE NA CAMPEÃ

Lusa

INCÊNDIOS: PARQUE NATURAL DA ESTRELA VAI LEVAR DÉCADAS A RECUPERAR – QUERCUS

Lusa

PORTO: TROTINETES CIRCULAM POR ZONAS PEDONAIS PROIBIDAS

Lusa

VILA REAL: JUDICIÁRIA DETEVE TRÊS SUSPEITOS DE ATEAR 16 INCÊNDIOS – MONTALEGRE

Lusa