CIÊNCIA & TECNOLOGIA
O PLANETA ALIENÍGENA COM NUVENS METÁLICAS QUE ERA SUPOSTO ‘NÃO EXISTIR’
É um planeta que os astrónomos dizem que provavelmente nem deveria existir.

Cientistas disseram esta segunda-feira que avistaram um planeta verdadeiramente extremo além do nosso sistema solar, um mundo extremamente quente um pouco maior que Neptuno que orbita uma estrela parecida com o Sol a cada 19 horas e parece estar envolto em nuvens metálicas feitas de titânio e silicatos que refletem a maior parte da luz recebida de volta ao espaço.
“É um espelho gigante no espaço”, disse o astrónomo James Jenkins, da Universidade Diego Portales e do Centro de Excelência em Astrofísica e Tecnologias Associadas (CATA) no Chile, coautor da pesquisa publicada na revista Astronomy & Astrophysics .
Ele reflete cerca de 80% da luz recebida, tornando-o o objeto mais reflexivo do universo conhecido. Vénus, o objeto mais brilhante no céu noturno da Terra além da lua, é o objeto mais reflexivo do nosso sistema solar, envolto em nuvens tóxicas de ácido sulfúrico. Vénus reflete cerca de 75% da luz recebida. A Terra reflete cerca de 30%.
O planeta, chamado LTT9779b, e sua estrela estão localizados em nossa galáxia, a Via Láctea, a cerca de 264 anos-luz da Terra, na direção da constelação do Escultor. Um ano-luz é a distância que a luz percorre em um ano, 5,9 trilhões de milhas (9,5 trilhões de km).
O diâmetro do planeta é cerca de 4,7 vezes maior que a Terra e orbita muito perto de sua estrela – mais perto do que a distância do planeta mais interno do nosso sistema solar, Mercúrio, ao sol e 60 vezes mais perto que a órbita da Terra. Com a radiação solar intensa de sua estrela, a temperatura de sua superfície é de cerca de 1.800 graus Celsius (3.270 graus Fahrenheit), mais quente que a lava derretida.
Com sua estrela tão próxima, é uma maravilha que tenha alguma atmosfera, de acordo com os pesquisadores. Uma atmosfera com nuvens à base de água, como na Terra, teria sido expelida pela radiação solar há muito tempo. Mas eles acreditam que suas nuvens são metálicas, uma combinação de titânio e silicato – o material que compõe a maioria das rochas da crosta terrestre.
“Até pensamos que as nuvens poderiam se condensar em gotículas e ter chuva de titânio caindo em partes da atmosfera”, disse Jenkins.
Os pesquisadores estudaram o planeta usando o telescópio orbital CHEOPS da Agência Espacial Europeia.
“Nenhum outro planeta como este foi descoberto até agora”, disse o astrônomo e principal autor do estudo, Sergio Hoyer, do Laboratório de Astrofísica de Marselha, na França.
Possuir uma atmosfera enquanto orbita tão perto de sua estrela o torna “um planeta que não deveria existir”, de acordo com a astrônoma e coautora do estudo Vivien Parmentier, do Observatório Côte d’Azur, na França.
“A cobertura de nuvens super reflexiva provavelmente ajudou a impedir que o planeta esquentasse demais e perdesse sua atmosfera”, disse Parmentier. “Isso é único, pois todos os outros planetas nessa temperatura que são grandes o suficiente para manter sua atmosfera são muito quentes para formar nuvens e, portanto, são tão escuros quanto carvão.”
Ele também parece estar preso à sua estrela como a lua está para a Terra, com um lado diurno permanente voltado para a estrela e um lado noturno permanente voltado para fora.
Todos os planetas previamente conhecidos que orbitam suas estrelas em menos de um dia terrestre eram “Júpiteres quentes”, gigantes gasosos semelhantes em composição ao maior planeta do nosso sistema solar, mas muito mais quentes devido à radiação solar – ou planetas rochosos menores que a Terra e sem atmosfera .
Os pesquisadores estão ponderando se o LTT9779b, classificado como um “Neptuno ultraquente”, talvez tenha começado como um gigante gasoso apenas para perder a maior parte de sua atmosfera, ou se começou em seu tamanho atual.
Mais de 5.000 planetas além do nosso sistema solar – chamados exoplanetas – foram descobertos, muitos com características muito diferentes dos oito planetas do nosso sistema solar. Com instrumentos cada vez mais capazes entrando em operação – o James Webb Space Telescope tornou-se operacional no ano passado e o Extremely Large Telescope está em construção no Chile – mais descobertas se esperam.
“A diversidade de exoplanetas é impressionante”, disse Parmentier, “e acabamos de arranhar a superfície”.

CIÊNCIA & TECNOLOGIA
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL VAI TER CAPACIDADE DE FALAR E VER – CHATGPT
A OpenAI informou na segunda-feira que tinha dotado o seu programa de inteligência artificial (IA) ChatGPT de capacidade de falar e ver para a tornar “mais intuitiva”.

A OpenAI informou na segunda-feira que tinha dotado o seu programa de inteligência artificial (IA) ChatGPT de capacidade de falar e ver para a tornar “mais intuitiva”.
A interface que popularizou a IA generativa — isto é, capaz de produzir texto, imagem e outros conteúdos a pedido — vai assim, em breve, poder tratar pedidos com imagens e também discutir oralmente com os seus utilizadores.
Em comunicado, a OpenAi dá o exemplo de um utilizador que fotografa um monumento e que depois “tem uma conversa com o ChatGPT” sobre a história da construção ou que mostra ao programa o interior do seu frigorífico para que lhe proponha uma receita.
Outros exemplos de usos possíveis, ainda segundo a empresa, são os de ajudar as crianças com os exercícios escolares, por exemplo, através d envio de uma foto de um problema de matemática, ou pedir ao ‘chatbot’ que conte às crianças uma história antes de adormecerem.
Estes novos instrumentos vão ser desenvolvidos nas duas próximas semanas para os assinantes do ChatGPT Plus, que é a versão paga do ‘chatbot’, e as organizações clientes do serviço.
A empresa anunciou em março estas funcionalidades, ao apresentar o GPT-4, a versão mais recente do seu modelo de linguagem, que sustenta o chatGPT.
O GPT-4 é multimédia, no sentido em que pode tratar de informação, além de texto ou códigos informáticos.
O sucesso do ChatGPT desde o final de 2022 desencadeou uma corrida à IA generativa pelos conglomerados das tecnologias, desde logo Google e Microsoft.
Mas o desenvolvimento acelerado destes programas, ainda muito pouco regulados, suscita muitas inquietações, tanto mais que têm tendência a “alucinar”, isto é, a inventar respostas.
“Os modelos dotados de visão colocam novos desafios, alucinações, por as pessoas se poderem basear na interpretação das imagens pelo programa em domínios com consequências pesadas” das decisões tomadas, admitiu OpenAI, no seu comunicado.
A empresa garantiu ter “testado o modelo” em temas como o extremismo e os conhecimentos científicos, mas adiantou que conta com os usos na vida real e os comentários dos utilizadores para o melhorar.
Por outro lado, limitou as capacidades da ChatGPT para “analisar as pessoas”, uma vez que a interface “nem sempre é exata e estes sistemas devem respeitar a confidencialidade dos indivíduos”.
CIÊNCIA & TECNOLOGIA
ESPECIALISTAS DEFENDEM IMPORTÂNCIA DA REGULAÇÃO NA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
A inteligência artificial traz oportunidades em áreas como a educação e a democracia, mas acarreta riscos, pelo que é necessário avançar na regulação desta matéria, defenderam hoje especialistas que participaram numa conferência sobre o tema.

A inteligência artificial traz oportunidades em áreas como a educação e a democracia, mas acarreta riscos, pelo que é necessário avançar na regulação desta matéria, defenderam hoje especialistas que participaram numa conferência sobre o tema.
À margem da conferência “Inteligência Artificial – Negócios e Democracia”, promovida pela Lusa, o diretor-geral do Gabinete Nacional de Segurança, António Gameiro Marques, sublinhou que existem oportunidades e riscos para a sociedade e democracia associadas à inteligência artificial (IA).
“Acho que há muitas oportunidades nas coisas boas, na área da medicina, na área da democracia. Acho que a democracia pode ganhar muito com bons modelos de IA que sejam vocacionados para isso”, afirmou em declarações à Lusa.
António Gameiro Marques defendeu que “há que colocar este assunto bem alto na agenda dos governantes não só dos países, como da União Europeia e das Nações Unidas, de maneira que entre definitivamente na agenda”.
Para o responsável do Gabinete Nacional de Segurança “como algumas pessoas que sabem bastante sobre este assunto dizem, se estes sistemas não forem regulados, podem-se transformar em algo que faz muito mal para a sociedade, em vez de poder fazer o bem que há algumas exigências da nossa faixa”.
Na mesma linha, a advogada e professora da Faculdade de Direito da Universidade de Miami especializada em IA e segurança, Marcia Narine Weldone, as oportunidades são superiores aos riscos porque caso se acerte “na regulamentação da IA e na implementação”.
A especialista em IA apontou como benefícios da IA “a capacidade de democratizar completamente a educação”, já que permite que quer se esteja “numa cidade pequena no Brasil, em Moçambique ou no Canadá” se pode “obter a mesma educação”.
Indicou ainda as oportunidades na área da saúde, considerando que “os custos com saúde diminuirão” e haverá “medicamentos personalizados””, bem como um “enorme potencial impacto para os direitos humanos”, bem como “as alterações climáticas”.
“Neste momento, as pessoas estão a usar a IA para prever o tempo com mais precisão, para observar a desflorestação…”, disse.
Por outro lado, para a analista os maiores riscos imediatos são “a desinformação”, recordando que nos Estados Unidos há eleições a aproximarem-se, o risco de ataques cibernéticos ou a perda de alguns empregos.
“Agora é altura de melhorarmos as competências, de reabastecermos, de requalificarmos. De governos e empresas trabalharem em conjunto, de investirmos dinheiro na preparação de pessoas para empregos que nem sequer existem”, disse.
Neste sentido, defende uma reflexão no sistema educacional, no sistema governamental, no sistema familiar e nas instituições religiosas.
“Todos que têm influência na sociedade precisam se unir porque os riscos podem ser cataclísmicos. Pode ter pessoas que têm o benefício de poder usar IA e os empregos são aumentados e outras cujos empregos são automatizados e desaparecem”, apontou.
-
DESPORTO DIRETO4 semanas atrás
DIRETO: SC BRAGA X SPORTING CP (20:30)
-
DESPORTO DIRETO4 semanas atrás
DIRETO: FC PORTO X FC AROUCA (18:00)
-
DESPORTO DIRETO2 semanas atrás
DIRETO: FC VIZELA X SL BENFICA (20:30)
-
DESPORTO DIRETO5 dias atrás
DIRETO: FC PORTO X GIL VICENTE FC (20:30)
-
MAGAZINE3 semanas atrás
CINEMA E DESPORTO: UMA UNIÃO DE SUCESSO
-
REGIÕES4 semanas atrás
MATOSINHOS: AUTARQUIA REQUALIFICA 56 KM DE CAMINHOS PARA PEÕES E BICICLETAS
-
NACIONAL4 semanas atrás
MARCELO QUER SER LEMBRADO COMO UM “PRESIDENTE DE PROXIMIDADE”
-
DESPORTO4 semanas atrás
AVANÇADO FRANCISCO CONCEIÇÃO REGRESSA AO FC PORTO POR EMPRÉSTIMO