INTERNACIONAL
PAPA FRANCISCO: AS “FAKE NEWS” SÃO O “DIABO”
“A notícia falsa é um sinal de intolerância e apenas leva à propagação da arrogância e do ódio”, disse o Papa Francisco.

As notícias falsas têm um novo inimigo: O Papa Francisco. Na audiência geral na Praça de São Pedro, em Roma, o Papa condenou todos aqueles que fazem circular notícias que não correspondem a factos comprovados, com o objetivo de denegrir alguém. O termo fake news popularizou-se com a campanha de Donald Trump, a propósito de informações postas a circular nas redes sociais. O termo seria depois usado pelo próprio Trump contra os principais canais de informação americanos.
O Papa comparou o uso de notícias falsas, ou ‘fake news’ no original em inglês, com a história Bíblica em que o diabo, disfarçado de serpente, convence Eva a comer o fruto da árvore proibida. Na analogia de Francisco, Eva foi alimentada com informações erradas por Satanás.
“A notícia falsa é um sinal de intolerância e apenas leva à propagação da arrogância e do ódio. Esse é o resultado final da mentira “, afirmou Francisco, naquela que é a primeira vez que um Papa aborda o tema.
“É pelos frutos que reconhecemos a veracidade das afirmações. Quando provocam querelas, fomentam a divisão ou, pelo contrário, promovem uma reflexão madura, que leva a um diálogo construtivo e frutífero. Os jornalistas têm uma missão de peso que é fornecer informação. São os protetores das notícias. No mundo de hoje, não é apenas uma profissão, é uma missão. Informar os outros significa formá-los, estar em contacto com a vida das pessoas”, disse o Papa.
O Papa Francisco regressou agora de uma viagem ao Chile e ao Peru, onde alertou para a situação da população da Amazónia e para a corrupção na América Latina. No entanto, sofreu críticas por não condenar um bispo acusado de ter escondido casos de pedofilia.
