Connect with us

DESPORTO

PORTO VENCE O MARÍTIMO E MANTÉM A PRESSÃO MÁXIMA SOBRE O BENFICA

Dragões vencem por 3 bolas sem resposta, o Marítimo. Com este resultado o FC Porto ascende (condicionalmente) à liderança da primeira liga, mas com mais um jogo do rival directo Benfica.

Data:

em

Com o campeonato ao rubro, e após o escorregão do então líder Benfica, o Porto não tem margem de descuido se quer renovar o título. A noite estava agradável ao futebol, num típico fim-de-semana de semana cheia de quase 47 mil adeptos do Dragão. Por um lado os pupilos de Sério Conceição, por outro os homens de Petit prometem lutar pelo resultado.

A semana não foi fácil, e quando ainda ninguém ousava adivinhar o nome do árbitro nomeada, já circulava nas redes sociais o nome de João Capela. Tudo motivos que não acalmam o ambiente de suspeição de geral sobre a arbitragem portuguesa. Como dizem os adágios populares, “lá que há bruxas, isso há”, e confirma-se, foi mesmo João Capela o nomeado. Acabou por este “amuleto do azar” confirmar a noite agitada por bandas do VAR.

FC PORTO: Casillas (GR), Alex Telles, Felipe, Pepe, Militão, Otávio, Danilo, Herrera, Marega, Soares e Corona. SUPLENTES: Vaná (GR), Maxi, Brahimi, Oliver, Manafá, Adrián e Fernando.

MARÍTIMO: Charles (GR), Nanu, Lucas Áfrico, Getterson, Grolli, Pelágio, Barrera, Gamboa, China, Fabrício e René Santos. SUPLENTES: Abedzadeh (GR), Bebeto, Correa, Rodrigo Pinho, Edgar Costa, Jean Cléber e Tagueu.

ÁRBRITAGEM: João Capela, Paulo Brás, Jorge Cruz, Luís Reforço. VAR: Bruno Esteves e Paulo Ramos.

O Marítimo começou o jogo praticamente a jogar com 10 homens, isto porque ainda dentro da primeira dezena de minutos o defesa-central Lucas Áfrico foi expulso, obrigando o Marítimo a recorrer a uma tácita mais  defensiva, bloqueando as ofensivas atacantes do emblema do Dragão. A primeira parte foi marcada pelo sentido único  da equipa da casa, mas com baixa eficácia, produto da iniciativa de Petit que manda os seus homens “entrincheirarem-se” no seu terreno.

Como é amplamente consensual, foi o FC Porto a dominar a primeira parte, fazendo um total de 14 remates contra zero do CS Marítimo e teve muito mais posse de bola (70% – 30%) não conseguindo ainda assim ser eficaz e materializar em golo.

O VAR também esteve em destaque na primeira parte porque foi solicitado pelo árbitro do encontro João Capela por duas ocasiões numa fase precoce do encontro; mas não se livra das polémicas; e a validade da marcação de penalidade não é consensual entre os jornalistas.

Na segunda parte o Marítimo entrou  com a mesma abordagem da primeira, ou seja, remetendo-se à sua zona defensiva e abdicando de atacar. O Porto até ao primeiro golo procurou rematar de fora da área, uma vez que o Marítimo bloqueou todos os intentos dos homens da casa, remetendo-se a uma forte coesão defensiva no seu meio campo.

O Porto chega à vantagem ao minuto 57 através de um pontapé de penalti convertido por Alex Telles e a partir do golo o Marítimo optou por subir as suas linhas e fazer jogo directo mas sem sucesso.

O Porto com a entrada de Manafá ao intervalo em detrimento de Pepe optou por atacar mais sobre o lado direito, e, com naturalidade fez mais 2 golos ao minuto 72 Militão e já perto do apito final Brahimi aos 88 minutos acabou por estabelecer o resultado final em 3-0.

Em resumo, o FC Porto justificou o resultado, controlou o jogo integralmente apesar de alguma falta de eficácia na primeira parte. O resultado mostra-se assim justo nas palavras de Petit, treinador  Marítimo.

RESUMO DO JOGO:

JOGO AO MINUTO:

94′ + 4 Termina a partida! Triunfo do FC Porto por 3-0 na recepção ao Marítimo da Madeira, em jogo da 26.ª jornada da Liga NOS. Os golos só surgiram no segundo tempo, com Alex Telles a converter um penálti com sucesso aos 57′. Militão aumentou a vantagem aos 72′ e Brahimi estabeleceu o resultado final aos 88′.
93′ + 3 Charles joga a bola com as mãos fora da sua área, mas é assinalado o fora-de-jogo a Marega que tentou picar por cima do guarda-redes-
90′ Quatro minutos de compensação.
90′ Marítimo M.: Cartão amarelo para Getterson. Falta sobre Corona.
88′ FC Porto: Golo de Brahimi! Passe de Corona para Brahimi, este tira Gamboa da frente e atira de pé direito para longe do alcance de Charles, fazendo o 3-0.
84′ Ao poste! Grande passe de Marega para a cabeça de Soares, o brasileiro atira de cabeça, mas acerta no ferro.
83′ Desvio certeiro de Danilo de cabeça para o fundo das redes, mas o lance é anulado por fora-de-jogo do jogador portista.
81′ Cruzamento de Corona, Charles afasta a soco. Na sequência do lance, o guarda-redes choca com Soares e tem de ser assistido.
79′ Desentendimento entre Danilo e Fabrício, João Capela a serenar os ânimos.
78′ FC Porto: Entra Óliver e sai H. Herrera.
76′ Cruzamento perigoso de Brahimi, era para Soares, mas China consegue o corte.
73′ Marítimo M.: Entra Rodrigo Pinho e sai Barrera.
72′ FC Porto: Golo de Marega!
70′ FC Porto: Entra Brahimi e sai Otávio.
69′ Desvia Charles! Cruzamento rasteiro de Marega, Otávio aparecia nas costas do guarda-redes, mas este consegue afastar.
66′ Ao lado! Novo canto de Corona, Éder Militão nas alturas a cabecear, falha o alvo por pouco.
65′ Marítimo M.: Entra Correa e sai Pedro Pelágio.
62′ Charles! Canto de Corona, afasta a defesa dos insulares. A bola sobra para Alex Telles que enche o pé de fora da área, a obrigar o guarda-redes do Marítimo da Madeira a uma defesa apertada.
60′ Corona tira dois adversários da frente e remata contra Gamboa. Insistência dos azuis-e-brancos, o mexicano cruza para o compatriota que cabeceia com perigo, mas ao lado.
57′ FC Porto: Alex Telles converte com sucesso a grande penalidade! Bola para um lado, Charles para o outro, está feito o 1-0.
55′ Marítimo M.: Gamboa recebe cartão amarelo.
53′ Lance entre Soares e Gamboa, com a bola a desviar na mão do jogador insular. João Capela ouve o VAR, vai ele mesmo visionar o lance e assinala penálti favorável ao FC Porto.
52′ Cruzamento para a área, Marega amortece de cabeça para Soares, mas este não chega e Pelágio afasta.
50′ Remate de meia-distância de Herrera à entrada da área, a sair por cima da baliza de Charles.
48′ Cruzamento de Manafá, para as mãos de Charles.
46′ Recomeça a partida.
46′ Marítimo M.: Entra Jean Cleber e sai René.
46′ FC Porto: Entra Manafá e sai Pepe.
53′ + 8 Tempo de descanso, as equipas recolhem aos balneários.
53′ + 8 Na sequência de um canto, Herrera acerta com estrondo na trave. A bola sobra para Felipe que mete em Danilo, este cabeceia para dentro da baliza de Charles, mas o golo é anulado por fora-de-jogo. João Capela ouviu as indicações do VAR e manteve a decisão.
52′ + 7 Cruzamento de Alex Telles, afasta Charles a soco.
50′ + 5 René Santos sai de maca com muitas queixas físicas. O jogador do Marítimo da Madeira não recuperou de um choque com Pepe, caiu mal e ficou lesionado.
49′ + 4 Choque entre Marega e René Santos, que cai mal e tem de ser assistido.
47′ + 2 FC Porto: Cartão amarelo para Pepe. Falta sobre Gamboa.
46′ + 1 Charles nega o 1-0! Cruzamento de Corona para a área, cabeceamento forte e colocado de Marega, mas o guarda-redes dos insulares voa para a bola e mantém a sua baliza incólume.
45′ Quatro minutos de compensação.
45′ Livre batido, Otávio mete rasteiro para a movimentação de Corona, mas o árbitro assinala falta ofensiva de Herrera sobre China.
44′ China a travar Corona em falta, livre para o FC Porto.
43′ Remate acrobático de Otávio na área, mas Grolli corta de cabeça.
40′ Segue a partida.
38′ Jogo interrompido para assistir Fabrício, depois de um lance com Pepe.
36′ Lance entre Getterson e Alex Telles.
35′ Corona tenta a sorte de longe, mas a bola sai desviada do alvo.
32′ Soares a cabecear pressionado por René, Charles antecipa-se a Danilo que chegava com perigo à área e pontapeia para longe.
29′ Defende Charles! Passe de Militão para Marega, mas o guarda-redes brasileiro faz a mancha e trava o remate do avançado portista.
28′ Remate de Corona a sair ao por cima da baliza de Charles.
24′ Marega! Otávio cruza para o segundo poste onde estava o maliano, mas o avançado portista acerta mal na bola e atira à malha lateral.
23′ Remate de Otávio, Charles encaixa.
20′ Corona atrasa para Soares, mas é assinalado o fora-de-jogo ao mexicano na altura do passe.
19′ Livre batido por Barrera, Felipe corta de cabeça.
17′ Corona cruza para a área, Marega desvia de cabeça para defesa incompleta de Charles. Soares ainda tenta a emenda, mas à segunda o guarda-redes do Marítimo da Madeira segura mesmo.
16′ Desvia Charles! Cruzamento de Herrera, o guarda-redes dos insulares não arrisca e afasta com uma palmada.
14′ Soares aparece com perigo após bom passe de Marega, mas o brasileiro leva demasiado tempo a ajeitar e acaba por ser desarmado por China. Canto para a equipa portista.
12′ Militão tenta o cruzamento, mas acaba por atirar para fora.
11′ Tiro de Marega à entrada da área, a sair muito desenquadrado e por cima da baliza.
6′ Marítimo M.: Cartão vermelho! Lucas Áfrico é expulso! João Capela inicialmente exibe o amarelo ao central insular, que derrubou Marega quando este seguia para a área, mas depois de ir ele novamente visionar as imagens, muda a cor do cartão e expulsa Lucas Áfrico.
3′ João Capela assinala penálti para o FC Porto, depois de um lance com Nanu. O árbitro assinala que o jogador dos insulares dominou com a bola com o braço num primeiro momento, mas vai ele mesmo visionar as imagens e acaba por reverter a decisão inicial.
2′ Falta de René sobre Corona. Livre para o FC Porto.
1′ Rola a bola no Estádio do Dragão.
0′ Marítimo da Madeira (Suplentes): Abedzadeh, Bebeto, Correa, Rodrigo Pinho, Edgar Costa, Jean Cléber e Tagueu.
0′ Marítimo da Madeira (Onze inicial): Charles, Nanu, Lucas Áfrico, Getterson, Grolli, Pelágio, Barrera, Gamboa, China, Fabrício e René Santos.
0′ FC Porto (Suplentes): Vaná, Maxi, Brahimi, Oliver, Manafá, Adrián e Fernando.
0′ FC Porto (Onze inicial): Casillas, Alex Telles, Felipe, Pepe, Militão, Otávio, Danilo, Herrera, Marega, Soares e Corona.
0′ João Capela, da AF Lisboa, foi o árbitro nomeado para dirigir o encontro entre FC Porto e Marítimo da Madeira, partida da 26.ª jornada da Liga NOS.

VF | Bruno Marques

PUBLICIDADE OUVIR ONLINE
OUVIR ONLINE
MUSICBOX
LINHA CANCRO
WEB-SUMMIT

AS MAIS LIDAS