RÁDIO REGIONAL
NACIONAL

SINDICATO DOS REGISTOS AVANÇA COM GREVE DE DOIS DIAS POR SEMANA EM AGOSTO

O Sindicato Nacional dos Registos (SNR) agendou dois dias de greve por semana durante o mês de agosto em protesto contra a degradação das condições de trabalho, adiantou o presidente do organismo.

Em declarações à Lusa, Rui Rodrigues salientou que a ação de protesto inclui uma manifestação junto ao Instituto dos Registos e Notariado (IRN), em Lisboa, no dia 01 de agosto, realçando a “panóplia de problemas” que afetam os trabalhadores e a qualidade dos serviços prestados aos cidadãos, sobretudo os crescentes atrasos para diversos atos.

“Esta sexta-feira iremos enviar um pré-aviso de greve para agosto, previsto para todo o mês, às segundas e sextas-feiras. No dia 01 de agosto, haverá uma manifestação junto ao IRN. Já está aprovado em ata de direção”, disse o dirigente sindical, observando que “as pessoas estão esgotadas” e que se verifica o incumprimento de algumas normas por parte do Ministério da Justiça, que detém a tutela do setor.

Questionado sobre a postura do Governo relativamente às reivindicações da classe, Rui Rodrigues observou ter existido uma reunião em 30 de maio com o secretário de Estado da Justiça na qual “foram elencados todos os problemas”, mas que desde então não houve qualquer resposta.

“Há cada vez mais conservatórias em atraso e com atrasos cada vez maiores. Vai haver um agravamento [da situação] no verão, porque se estão a iniciar as férias dos funcionários. As renovações do cartão de cidadão vão acompanhar os problemas dos registos notarial, automóvel, entre outros. Quem quiser agendar uma renovação presencial vai ter dois a três meses de espera”, alertou.

Segundo Rui Rodrigues, a média de idades dos funcionários “é muito elevada” e só na cidade do Porto há pelo menos 11 funcionários de baixa médica por longa duração. Por outro lado, o responsável sindical denunciou a ausência de um plano de saúde ocupacional para os trabalhadores, que frisou ser obrigatório, perante diversos casos de exaustão e depressão.

Também o Sindicato dos Trabalhadores dos Registos e Notariado (STRN) faz um alerta ao executivo, revelando à Lusa que o setor perdeu pelo menos 507 profissionais (65 conservadores de registo e 442 oficiais de registo) desde que António Costa assumiu o cargo de primeiro-ministro, em 2015.

“Este défice, que urge preencher, agrava-se todos os meses pela aposentação, em média, de 12 profissionais, o que fará com que cada vez mais haja menos capacidade de resposta. Sem ter atuado atempadamente o Governo criou todas as condições para o agravamento de um caos que já não se consegue disfarçar”, referiu o presidente do STRN, Arménio Maximino.

O dirigente sindical advertiu ainda que este verão várias conservatórias irão encerrar “devido, principalmente, à falta de recursos humanos”, considerando a situação uma “total falência do Estado” e apontando o “estado calamitoso e em avançada degradação em que o setor dos registos se encontra”.

Em termos de reivindicações, Arménio Maximino defendeu ser urgente a correção de assimetrias salariais e a valorização das carreiras, além da exigência de abertura imediata de um concurso externo para recrutamento de conservadores de registo e oficiais de registo.

“Estão em falta mais de 30% do efetivo necessário. Dados oficiais do próprio IRN apontavam em 2021 para a falta de 1.756 profissionais, dos quais 234 conservadores de registo e 1.522 oficiais de registo”, concluiu.

Subscreva Gratuitamente a Rádio Regional no Google News.

VEJA AINDA:

BRAGANÇA: GREVE DE 24 HORAS NA FÁBRICA DA FAURECIA

Rádio Regional

SINDICATOS DA BANCA MARCAM GREVE PARA 30 DE NOVEMBRO

Rádio Regional

OPERADORES DE EMERGÊNCIA DA ANEPC EM GREVE DE 29 DE JUNHO A 3 DE JULHO

Rádio Regional

GREVE NOS REGISTOS COM ADESÃO DE 80% E ACUSAÇÕES DE ILEGALIDADE

Rádio Regional

GOVERNO E CGTP EM DISCORDÂNCIA SOBRE IMPACTO DA PARALISAÇÃO NACIONAL

Rádio Regional

GREVE GERAL PARALISA AEROPORTOS E TRANSPORTES COLETIVOS EM PORTUGAL

Rádio Regional

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.