RÁDIO REGIONAL
MAGAZINE

O STRESS MATA … MESMO

nbsp| RÁDIO REGIONAL

Um grupo de investigadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, encontrou uma possível explicação para a relação entre o stress e o maior risco de doenças cardiovasculares, informa a revista médica britânica The Lancet. Segundo o estudo, o stress é um fator de risco tão grande como o tabaco e a hipertensão arterial.

Um novo estudo explica que o aumento de actividade na amígdalas cerebelosas podem explicar porque motivo o stress aumenta o risco de doenças cardiovasculares como o ataque cardíaco.

Depois de analisarem 300 pessoas, os cientistas observaram que os indivíduos que apresentavam mais actividade na amígdala cerebelosa – uma zona dos lóbulos temporais que se acredita regular as emoções, ansiedade, o prazer e o stress – tinham mais hipóteses de desenvolver doenças cardiovasculares.

O estudo revela que a amígdala envia sinais à medula óssea para produzir mais glóbulos brancos, que, por sua vez, causam inflamações nas artérias, possibilitando a ocorrência de ataques cardíacos ou apoplexias. Assim, quando se está numa situação de stress, essa parte profunda do cérebro pode desencadear problemas cardiovasculares. Os especialistas, porém, alertam que é necessário realizar mais estudos para corroborar a hipótese.

Mais stress, mais processos inflamatórios:

Para chegar a esta conclusão os cientistas avaliaram dois estudos. O primeiro baseava-se na análise do cérebro, medula óssea, baço e artérias de 293 pacientes durante quatro anos. Exatamente 22 pacientes, os que tinham mais atividade na amígdala cerebelosa, sofreram “eventos cardiovasculares”, como ataques cardíacos, insuficiência cardíaca, acidentes cardiovasculares e o estreitamento de artérias.

O segundo estudo, que avaliou 13 pacientes, debruçou-se sobre a relação entre o stress e as inflamações no corpo. Neste caso, os cientistas constataram que os indivíduos com mais stress tinham também mais atividade na amígdala e mais inflamações no sangue e artérias.

nbsp| RÁDIO REGIONAL
Nuno Noronha

VEJA AINDA:

MÉDICOS: BASTONÁRIO APELA A MARCELO PARA AJUDAR A TRANSFORMAR O SNS

Lusa

CANCRO: INVESTIGADORES ITALIANOS DESCROBREM VACINA

Lusa

MARCELO ESCLARECE: ‘A LEI NÃO PERMITE ESCUSAS DE RESPONSABILIDADE’

Lusa

VILA FLOR: ESPAÇOS PÚBLICOS EQUIPADOS COM DESFIBRILHADORES E FORMAÇÃO

Lusa

RECLAMAÇÕES SOBRE SERVIÇOS DE GINECOLOGIA/OBSTETRÍCIA AUMENTARAM 113% ATÉ JULHO

Lusa

RISCOS ASSOCIADOS ÀS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS AGRAVARAM DOENÇAS INFECIOSAS NOS HUMANOS

Lusa