Ligue-se a nós

REGIÕES

VILA REAL: DEPUTADOS DO PSD QUESTIONAM GOVERNO SOBRE A FALTA DE VENTILADORES

Os deputados do PSD eleitos por Vila Real pediram hoje esclarecimentos ao Governo sobre a ausência de ventiladores para o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD), no processo de distribuição destes equipamentos que está em curso.

Online há

em

Os deputados do PSD eleitos por Vila Real pediram hoje esclarecimentos ao Governo sobre a ausência de ventiladores para o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD), no processo de distribuição destes equipamentos que está em curso.

O CHTMAD agrega os hospitais de Vila Real, Lamego e Chaves e serve uma área com cerca de meio milhão de habitantes.

Segundo os parlamentares, esta unidade de saúde dispõe de 12 camas de cuidados intensivos e 12 camas de cuidados intermédios apenas no hospital de Vila Real, um número que dizem “ser inferior ao da realidade nacional”.

Além disso, acrescentaram, “estas camas e ventiladores existentes não estão exclusivamente dedicados a doentes covid-19 positivos, uma vez que há outro tipo de doentes que continuam a necessitar de ser assistidos por estes recursos e não podem ser descurados”.

Nesse sentido, os deputados Cláudia Bento, Luís Leite Ramos e Artur Soveral Andrade pediram hoje esclarecimento à ministra da Saúde, através da Assembleia da República, sobre os “critérios usados na distribuição de ventiladores pelas diferentes unidades hospitalares” e querem saber “qual o motivo pela não distribuição de ventiladores ao CHTMAD”.

Os deputados perguntaram ainda quantos ventiladores existem atualmente em cada hospital do CHTMAD e se o Ministério da Saúde considera esse número “suficiente”.

“Se não, quantos ventiladores e quando serão adquiridos para colmatar esta insuficiência”, questionaram ainda.

Por fim, os social-democratas querem saber qual foi o reforço de dispositivos médicos efetuado no CHTMAD depois do início da pandemia.

Os deputados referiram que o Governo divulgou na sua página oficial um mapa com o número de ventiladores distribuídos por região pelo Ministério da Saúde.

De acordo com a informação disponibilizada nesta página, os hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) receberão, até ao próximo dia 19 de abril, cerca de “300 ventiladores”.

Foi também informado que, no dia 05 de abril, um “voo da TAP fretado pelo Governo português para o transporte de material diverso de resposta à pandemia covid-19 aterrou em Lisboa, contendo 144 ventiladores”, adquiridos pelo Administração Central do Sistema de Saúde e doados por um particular.

O PSD conclui que o CHTMAD “não foi contemplado com nenhum dos 300 ventiladores distribuídos no continente”, nomeadamente 164 no Norte, 12 no Centro, 116 em Lisboa e Vale do Tejo, quatro no Alentejo e quatro no Algarve.

“Não questionamos as diferentes necessidades de equipamentos a nível nacional, mas é imperioso que os critérios de atribuição sejam claros. Esta região já antes da pandemia apresentava várias assimetrias de acesso à saúde e não é compreensível que, mais uma vez, esta unidade hospitalar ter sido excluída de qualquer investimento”, afirmaram os deputados.

O presidente da Câmara de Vila Real, o socialista, Rui Santos, também alertou esta semana para o facto do CHTMAD não ter sido contemplado, até ao momento, com nenhum ventilador.

Segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia, na quarta-feira havia no concelho de Vila Real 143 pessoas infetadas com covid-19.

Publicidade

HELPO, EU CONSIGNO EU CONSIGO, IRS 2024
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

REGIÕES

MATOSINHOS: QUARTAS-FEIRAS SÃO DIAS DO “COMBOIO DE BICICLETAS”

As quartas-feiras passaram a ser dias “diferentes e fixes” para os alunos das escolas da Ermida e Padre Manuel de Castro, em Matosinhos, porque a chegada não se faz a pé ou de carro, mas num comboio de bicicletas.

Online há

em

As quartas-feiras passaram a ser dias “diferentes e fixes” para os alunos das escolas da Ermida e Padre Manuel de Castro, em Matosinhos, porque a chegada não se faz a pé ou de carro, mas num comboio de bicicletas.

Eram perto das 09:00 quando, já próximo da Escola Básica da Ermida, em São Mamede de Infesta, concelho de Matosinhos, no distrito do Porto, se avistou a chegada de um comboio, não de um comboio sobre carris e movido a eletricidade, mas um comboio de 27 crianças de bicicletas acompanhadas de maquinistas, igualmente de bicicletas, que têm como função não verificar se os passageiros têm bilhete, porque é gratuito, mas se chegam à escola em segurança.

O comboio de bicicletas, projeto que está a ser implementado em Matosinhos, tem, à semelhança dos comboios tradicionais hora de saída e chegada, assim como alguns atrasos, e paragens.

Para o apanhar não é preciso ser portador de qualquer bilhete, mas sim ser criança, frequentar as escolas do concelho, ter bicicleta e capacete e, às quartas-feiras, estar na paragem indicada para não perder o comboio e, assim, chegar quando soar o toque de entrada.

Os alunos chegaram a horas, em segurança, divertidos, muito contentes e sob o olhar curioso e atento dos colegas que, já no interior da escola e encostados aos gradeamentos, atiravam um “yeah” ou um simples olá.

“Andar de bicicleta é muito fixe, gosto muito”, confessou à Lusa Leonardo Cavalcante, de 6 anos, que, juntamente com o irmão, apanhou o comboio por volta das 08:05 no qual percorreu cerca de quatro quilómetros até chegar ao destino onde estava a avó com a mochila, porque vir com ela “era pesado”.

A mãe, Laura Cavalcante, que acha este comboio uma excelente iniciativa, afirmou que andar de bicicleta é algo que toda a gente deveria fazer, porque é um excelente meio de transporte, uma boa alternativa ao carro e ótimo para o ambiente.

Com três filhos, dois dos quais já utilizadores deste comboio, Laura Cavalcante, que anda de bicicleta desde os tempos de faculdade, quer que os filhos entendam que a bicicleta é um meio de transporte e tem muitas vantagens.

E que o diga Alice Ribeiro, de 9 anos, que disse que os “carros causam poluição”, por isso, sempre que puder, vai apanhar o comboio de bicicletas.

E acrescentou: “É muito fixe e não é muito perigoso, temos só de ter cuidado a andar”.

E, por falar em cuidados, o colega, João Teixeira, também com 9 anos, enumerou-os todos: usar capacete, parar nos semáforos, não passar à frente do maquinista e dar espaço a quem vai à frente.

E, se cumprirem estes requisitos, chegam em segurança e ajudam o ambiente, comentou.

“As portas das escolas são, provavelmente nas horas de ponta, os sítios mais poluídos das cidades, devido à grande concentração de carros”, afirmou João Araújo, impulsionador deste projeto em Matosinhos e pai de um dos alunos utilizadores do comboio.

Além de ser bom para o ambiente, esta iniciativa é benéfica para as crianças, porque lhes dá autonomia, autoestima, responsabilidade e divertimento, salientou, reforçando que “é seguro pedalar até à escola”.

O percurso demora cerca de 25 a 30 minutos, tem perto de 10 paragens, as crianças têm seguro e os maquinistas são pais ou apaixonados pelas bicicletas, por isso, tem tudo para correr bem, sublinhou João Araújo.

Este comboio de bicicletas ainda está numa fase piloto, sendo objetivo da autarquia estendê-lo a todas as escolas do concelho, referiu o vice-presidente e responsável pelo pelouro da mobilidade, Carlos Mouta.

“Estamos a falar de crianças muito pequeninas, do primeiro ciclo, e a ideia é que elas depois transportem isto para o secundário e mantenham este hábito de usar a bicicleta como meio de transporte”, concluiu.

LER MAIS

REGIÕES

LISBOA: HOMEM BALEADO POR AGENTE DA PSP APÓS EXIBIR ARMA

Um homem sofreu ferimentos após ter sido baleado esta terça-feira à noite por um agente da PSP no Lumiar, em Lisboa, depois de ter mostrado uma arma, adiantou à Lusa fonte desta força policial.

Online há

em

Um homem sofreu ferimentos após ter sido baleado esta terça-feira à noite por um agente da PSP no Lumiar, em Lisboa, depois de ter mostrado uma arma, adiantou à Lusa fonte desta força policial.

Fonte do Comando Metropolitano da PSP de Lisboa (Comtelis) explicou que esta força teve que efetuar disparos, na sequência de uma viatura que se colocou em fuga, depois de desobedecer a uma ordem de paragem.

Dois suspeitos estavam na viatura, mostraram estar armados e a PSP efetuou dois disparos, detalhou a mesma fonte.

Um homem ficou ferido, sendo considerado ferido leve, após ter sido atingido numa nádega, acrescentou.

O incidente ocorreu pelas 21:50 desta terça-feira, na zona das Linhas das Torres, Lumiar, em Lisboa.

A Polícia Judiciária foi chamada ao local, referiu ainda a fonte do Comtelis.

LER MAIS
Subscrever Canal WhatsApp
RÁDIO ONLINE
Benecar - Cidade do Automóvel
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL

LINHA CANCRO
DESPORTO DIRETO
A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
FAMALICÃO X SPORTING




A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
PORTO X VIZELA




A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
AROUCA X SPORTING




A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
PORTO X BENFICA




RÁDIO REGIONAL NACIONAL: SD | HD



RÁDIO REGIONAL VILA REAL


RÁDIO REGIONAL CHAVES


RÁDIO REGIONAL BRAGANÇA


RÁDIO REGIONAL MIRANDELA


MUSICBOX

WEBRADIO 100% PORTUGAL


WEBRADIO 100% POPULAR


WEBRADIO 100% BRASIL


WEBRADIO 100% ROCK


WEBRADIO 100% OLDIES


WEBRADIO 100% LOVE SONGS


WEBRADIO 100% INSPIRATION


WEBRADIO 100% DANCE

KEYWORDS

FABIO NEURAL @ ENCODING


ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL
NARCÓTICOS ANÓNIMOS
PAGAMENTO PONTUAL


MAIS LIDAS