Connect with us

MAGAZINE

CÉREBRO DAS MULHERES É MAIS ACTIVO

Muitas regiões cerebrais são significativamente mais activas nas mulheres do que nos homens, apurou um novo estudo científico que pode ajudar a explicar porque é que algumas doenças são mais comuns nelas do que neles.

Datas:

em

Muitas regiões cerebrais são significativamente mais activas nas mulheres do que nos homens, apurou um novo estudo científico que pode ajudar a explicar porque é que algumas doenças são mais comuns nelas do que neles.

No maior estudo de imagens cerebrais até à data, investigadores da Amen Clinics, da Califórnia, compararam 46.034 exames de tomografia computorizada fornecidos por nove clínicas, quantificando as diferenças entre os cérebros de homens e mulheres.

“Este é um estudo muito importante para ajudar a entender as diferenças cerebrais baseadas no género. As diferenças quantificáveis que identificamos entre homens e mulheres são importantes para a compreensão dos riscos para doenças cerebrais, como o Alzheimer”, refere o autor principal do estudo, o psiquiatra Daniel G. Amen, em declarações ao site MedicalXpress.

 O método:

A tomografia pode medir a perfusão sanguínea no cérebro. As imagens foram adquiridas de indivíduos em repouso ou realizando várias tarefas cognitivas, mostrando o fluxo sanguíneo em regiões específicas do cérebro.

De entre os participantes do estudo, havia 119 voluntários saudáveis e 26.683 pacientes com uma variedade de condições psiquiátricas, como trauma cerebral, distúrbios bipolares, distúrbios do humor, esquizofrenia, transtorno de deficit de atenção e hiperactividade, entre outras.

No total, foram analisadas 128 regiões do cérebro, conforme se nota na pesquisa publicada no Journal of Alzheimer’s Disease.

Os cérebros das mulheres revelaram-se significativamente mais activos em muitas áreas, especialmente no córtex pré-frontal, associado ao foco e ao controlo de impulsos, e nas áreas límbicas ou emocionais, relacionadas com o humor e a ansiedade. Os centros visuais e de coordenação manifestaram-se mais activos nos homens.

Porque é que a diferença é importante ?

Compreender as diferenças entre os cérebros de homens e mulheres é importante porque os distúrbios cerebrais afectam os dois géneros de forma diferente.

As mulheres têm taxas significativamente mais altas de Alzheimer, depressão e distúrbios de ansiedade, enquanto os homens têm taxas mais altas de déficit de atenção e hiperactividade.

As descobertas do estudo, como o aumento do fluxo sanguíneo nas áreas límbicas do cérebro das mulheres, podem explicar, parcialmente, porque é que elas são mais vulneráveis à ansiedade, à depressão, às insónias e aos distúrbios alimentares.

Além disso, o aumento do fluxo sanguíneo no córtex pré-frontal das mulheres, em comparação com os homens, pode elucidar porque é que elas tendem a exibir maior empatia, intuição, colaboração, auto-controlo e preocupação.


ZAP / HypeScience

 

 

PUBLICIDADE
OUVIR A RÁDIO REGIONAL AQUI
CLIQUE PARA COMENTAR

DEIXE O SEU COMANTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado.

PUBLICIDADE LINHA CANCRO

OUVIR RÁDIO

OUVIR MÚSICA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DESPORTOPublicado há 2 dias

GERMAN CONTI ASSINA POR 5 ANOS COM O BENFICA

O defesa-central argentino German Conti assinou um contrato válido por cinco anos com o Benfica, revelou hoje o vice-campeão nacional...

DESPORTOPublicado há 2 dias

JORGE JESUS SUSPENSO 11 DIAS

O treinador do Sporting foi suspenso pelo Conselho de Disciplina na sequência das declarações após o jogo entre o Moreirense...

ECONOMIA & FINANÇASPublicado há 2 dias

REEMBOLSOS DE IRS MAIS RÁPIDOS

Os reembolsos de IRS até ao final de abril mais do que duplicaram face aos realizados no mesmo período do...

POLÍTICAPublicado há 2 dias

CAVACO SILVA CONTRA A EUTANÁSIA

"A legalização da eutanásia é a decisão mais grave para a sociedade portuguesa", referiu o antigo Presidente da República, à...

REGIÕESPublicado há 2 dias

METRO DO PORTO ADMITE PROCESSAR A EDP

O Conselho Metropolitano do Porto (CmP) admitiu hoje avançar com uma interpelação judicial e com uma denúncia a Bruxelas contra...

SOCIEDADEPublicado há 2 dias

COMBOIOS VOLTAM A FAZER GREVE

Os trabalhadores ferroviários da CP, Medway e Takargo marcaram mais uma greve, para 12 e 13 de junho, contra a...

SOCIEDADEPublicado há 2 dias

ESPANHA COLABORA COM PORTUGAL NO COMBATE AOS INCÊNDIOS

Espanha garantiu hoje que irá continuar a ajudar Portugal, com os meios que forem necessários, principalmente aéreos, na luta contra...

REGIÕESPublicado há 2 dias

VCI IMPLEMENTA TECNOLOGIA PARA DESCONGESTIONAR O TRÂNSITO

A implementação de sistemas de atuação rápida para acidentes e de controlo de velocidade dinâmica, bem como a redefinição de...

SOCIEDADEPublicado há 2 dias

NUMA SEMANA A GNR DETEVE 433 PESSOAS

A GNR deteve 433 pessoas durante as operações de combate à criminalidade e de fiscalização rodoviária realizadas em todo o...

REGIÕESPublicado há 2 dias

FESTIVAL INTERNACIONAL DE BANDA DESENHADA DE BEJA ARRANCA HOJE

O 14.º Festival Internacional de Banda Desenhada (BD) de Beja começa hoje com mais de 50 autores de dez países,...

PUBLICIDADE LINHA CANCRO

KEYWORDS

AS MAIS LIDAS